Agendamento de entregas: Saiba como agregar tecnologia ao seu processo logístico.

Sabe quando você faz uma compra pela internet e o produto tem um prazo para chegar mas acaba demorando mais do que o previsto? E quando é delivery de comida que demora tanto que o seu pedido chega frio? Com certeza você já passou por alguma experiência negativa como essa e é um ponto bastante delicado e importante no funcionamento de uma empresa que opera com processos logísticos envolvidos. Quando ocorrem falhas nesse processo, podem refletir diretamente na imagem que a marca demora anos para construir e acaba interferindo também na percepção que os clientes têm dela. Sabendo disso, é fundamental que o processo de entregas esteja alinhado para que os produtos ou serviços sempre cheguem ao consumidor dentro do prazo. Como o mundo digital nos proporcionou diversas facilidades e levando em conta os tempos de imediatismo que estamos vivendo, hoje, mais do que nunca, as empresas precisam investir em tecnologia e inovação. E um bom começo são softwares que possibilitam maior eficiência e rapidez nos processos logísticos. A alta competitividade do mercado impulsiona o investimento em otimização da qualidade dos serviços prestados e isso faz com que, para acompanhar os novas tendências, as empresas apostem em novidades. Como o delivery, entregas e compras pela internet se tornaram uma forma de consumo natural, o agendamento de entregas através de sistemas de gestão de empresas é uma grande novidade para a logística desses segmentos.

Por que é importante agendar entregas?

Imagine a possibilidade de você escolher o melhor dia e horário para agendar a entrega do produto que você pediu? É o fim da preocupação sobre ter alguém em casa para receber a mercadoria ou do estresse se, eventualmente, ela acabar deixando para ser entregue outro dia ou até mesmo retornando ao remetente. Isso fornece maior segurança aos clientes em relação ao recebimento do produto, pois as empresas tem a obrigação de cumprir o agendamento e até já existe lei específica que regulamenta esse serviço e aplica sanções aos estabelecimentos que não oferecem entrega de mercadoria com hora marcada.

Algumas vantagens do agendamento de entregas

Antes de qualquer coisa, possibilitar ao seu consumidor a opção de agendar entregas é um diferencial da sua empresa e uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não disponibilizam o serviço. Seu cliente ganha e você também! E não é apenas isso, confira agora mais algumas vantagens para sua empresa.

Redução na taxa de devolução de mercadorias

Como o produto vai chegar no dia e hora em que o cliente determinou, as chances de o produto voltar por ausência de alguém para recebê-lo são muito menores. Assim, a equipe responsável por fazer as entregas vai gastar menos tempo, pois não precisará retornar ao local para uma nova tentativa e, com isso, vai conseguir entregar mais mercadorias em um período de tempo. O agendamento pode poupar os empresários de gastos maiores com o retorno de mercadoria e nova entrega.

Otimização do planejamento de entrega

Quando se tem dias e horários já programados e certos para se fazer uma entrega, fica bem mais fácil calcular uma rota que poupe tempo e gasto com transporte. Ao traçar as rotas de entrega para aquele dia, pode planejar baseando-se no melhor caminho e com as menores distâncias entre um ponto e outro.

Melhor monitoramento sobre as entregas

O agendamento de entregas permite controlar melhor a saída de mercadoria das empresas e maior visualização de como está o andamento de cada pedido. Agendar dia e horário é a maneira mais segura de cumprir todos os compromissos. Quando um software especializado é adotado para esse fim, o monitoramento e acompanhamento das entregas se torna ainda mais efetivo.

Mais agilidade nos serviços

As rotas otimizadas e calculadas de acordo com o dia e horário das entregas, permitem maior agilidade no serviço, pois dificilmente acontecerão atrasos no preparo da expedição de mercadorias ou demora no ponto de entrega, devido a ausência de um recebedor.

Proporciona a divisão de responsabilidades

Quando existe o serviço de agendamento de entrega, a responsabilidade do serviço bem sucedido fica dividida entre a empresa e o cliente, pois é o cliente quem escolhe o dia e horário que quer receber seu produto. Não havendo ninguém no endereço indicado e na agenda estabelecida, é responsabilidade do cliente agendar uma nova entrega. Isso induz ao cliente a assumir um compromisso de fornecer alguém para receber sua mercadoria no dia e horário combinados. Ele não é pego de surpresa, a previsão de entrega é precisa e permite combinar com alguém para receber sua encomenda.

Melhor monitoramento sobre as entregas

O agendamento de entregas permite controlar melhor a saída de mercadoria das empresas e maior visualização de como está o andamento de cada pedido. Agendar dia e horário é a maneira mais segura de cumprir todos os compromissos. Quando um software especializado é adotado para esse fim, o monitoramento e acompanhamento das entregas se torna ainda mais efetivo.

Aprimora o relacionamento com o consumidor

Quando o consumidor faz parte da logística da empresa, a relação entre ele e o seu negócio melhora muito, pois é concedido uma autonomia para quem compra e, por consequência, acaba diminuindo a dependência da disponibilidade do estabelecimento de entregar aquilo que foi comprado.

Vai implantar esse serviço na sua empresa?

Primeiro, busque entender detalhadamente como o serviço funciona, estude sobre a legislação disponível para não ocorrer nenhum problema judicial, tenha um software que te ajude com o processo de automação e informe muito bem seu consumidor sobre a novidade e todo o processo envolvido. O agendamento de entregas é um recurso importante atualmente para as empresas, pois aumenta a competitividade e expansão do negócio. Mesmo assim, é necessário lembrar que nenhuma empresa está protegida contra os atrasos e imprevistos, já que estamos sujeitos a situações inesperadas a todo momento. Nesse caso, informe o ocorrido ao seu cliente e mostre sua disponibilidade para resolver da melhor forma possível.

Postado há 5 de Julho de 2021 por Marcelo Miranda