Independente do porte da empresa, se ela é pequena, média ou grande, é essencial uma boa gestão financeira para que ela consiga se manter no mercado e planejar estratégias que a faça se desenvolver, crescer e passar para o próximo nível. Em uma gestão financeira empresarial, é preciso tomar decisões mais assertivas para evitar desperdício de recursos e obter bons resultados. Ter conhecimento do financeiro da sua empresa, permite criar estratégias para passar por momentos difíceis com menos dificuldades. Por esse motivo, é primordial que você identifique seus custos, despesas, desperdícios, investimentos e endividamentos. A partir disso, é possível colocar as finanças em ordem. Então, confira 5 dicas para te ajudar no processo.
É muito comum, principalmente em empresas de pequeno e médio porte, que o dinheiro da empresa seja utilizado para algum gasto pessoal dos donos e esse fato prejudica tanto a contabilidade da empresa quanto a realidade referente aos custos e lucros. Como saber se sua empresa está lucrando se retiram do faturamento dinheiro para gastos pessoais? O que deve ser feito é definir um pró-labore para cada sócio, ou seja, a remuneração mensal deles. Com esse dinheiro, eles pagarão suas contas pessoais. Assim, fica justo e transparente quanto cada pessoa irá receber como pagamento pela participação empresarial e vai haver uma separação e controle dos gastos pessoais para os empresariais.
Tenha informações sobre todos os setores da empresa à sua disposição. Assim, você irá saber quais são os prazos para pagamentos, encargos e quitações e será possível estabelecer metas e prioridades para todos os gastos e receitas que estão por vir a curto, médio e longo prazo. Mas não basta só saber dos prazos, é necessário também construir uma boa relação com funcionários, clientes e fornecedores para conquistar as boas condições de recebimento e pagamento. Uma boa negociação evita pagamentos de juros e encargos e é capaz de garantir recebimentos dentro do prazo. Uma boa escolha e bom relacionamento com fornecedores também evita atraso nas entregas e o fornecimento de produtos de má qualidade, o que pode refletir diretamente na percepção de qualidade dos clientes em relação a empresa. Outro fator importante é ter uma gestão de estoque eficiente, pois evita que a empresa gaste com altos valores de desembolso na compra de mercadoria e também evita o custo para manter produtos parados em estoque por muito tempo. O segredo para ter uma boa gestão de estoque, é fazer uma previsão de demanda de material para comprar na quantidade certa e trabalhar com um estoque reduzido. Além de economizar financeiramente, o gerenciamento se tornará mais simples e menos espaço físico será utilizado para armazenagem.
Tomar decisões apenas baseadas na sua intuição e experiência não são suficientes para orientar ações que envolvam risco e retorno do capital investido na sua empresa. Ter dados e informações sobre a saúde financeira do seu negócio reduz o grau de incertezas e dar embasamento para acertar nas decisões que serão tomadas. Em um mercado altamente competitivo, no qual deve-se considerar incertezas sobre o negócio, possuir informações estratégicas faz a diferença entre o sucesso ou fracasso de qualquer empreendimento. Ter dados permite criar e estudar indicadores financeiros de uma empresa e te possibilita uma reflexão sobre a situação em que ela se encontra. A partir disso, é possível articular ações de decisões embasadas em dados reais, como por exemplo, decidir fazer novos investimentos, expandir o negócio atual, aplicar o dinheiro ou fazer um planejamento e controle financeiro bem detalhado. Para construir esse bando de dados é necessário registrar todas as receitas e despesas diariamente, além de operações de entrada e saída de caixa. A partir do registro de contas a receber e contas a pagar, será possível extrair demonstrativos importantes, como o Fluxo de Caixa, que permite ao gestor identificar quanto de recursos financeiros tem disponível na empresa, mostra uma previsibilidade de entrada e saída de dinheiro e também quais foram os investimentos realizados. Não ter um bom fluxo de caixa dificulta a visualização de quanto a empresa possui de saldo disponível e quanto de capital de giro é necessário para manter as operações do dia-a-dia. Possuir dados também é essencial para levantar indicadores de desempenho da sua empresa, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator). Eles permitem acompanhar a saúde financeira da empresa, pois refletem a situação em que ela se encontra e nos dão subsídios para articular ações de decisões embasadas em dados reais, como por exemplo, decidir fazer novos investimentos, expandir o negócio atual, aplicar o dinheiro ou fazer um planejamento e controle financeiro.
Ter um planejamento financeiro é conseguir projetar suas receitas e gastos em um determinado período, considerando possíveis cenários, otimistas e pessimistas, e estabelecendo metas a serem alcançadas. Nesse planejamento também é interessante analisar o mercado que você está inserido, o que seu produto ou serviço oferece ao público e como a sua empresa quer fazer a diferença no mundo. É no planejamento que são levantadas as informações atuais sobre a empresa e a projeção futura dela, as metas, os indicadores, a análise dos dados. É o momento de reunir essas informações e definir o futuro do negócio.
Diante de tudo que foi exposto, percebemos que não é tão simples coletar, reunir, documentar e analisar dados de uma empresa. Administrar finanças é desafiador e vai além de ter conhecimento somente sobre o setor financeiro e saldos bancários. É necessário também ter informações sobre outros setores que vão desde a compra e venda, estoque, RH, registro de notas fiscais e geração de impostos. A falta de controle financeiro é uma das principais causas do encerramento de empresas no mercado. Um software de gestão permitirá maior controle tanto da área financeira quanto dos outros setores da empresa, de forma integrada, tornando o gerenciamento seguro, eficaz e possibilitando o desenvolvimento de uma empresa rentável, moderna e tecnológica. Os softwares de gestão integrada (ERPs) são a melhor opção para esse fim, pois através de um único sistema, é possível gerir diversas áreas da empresa, com informações sempre atualizadas com acompanhamento de forma simultânea ao desenvolvimento das tarefas. O ERP Webgex atende empresas de pequeno, médio e grande porte e possui várias funções e diferenciais que facilitam e otimizam ainda mais a vida do gestor. Conheça mais sobre nossas soluções em nosso site ou em nossas redes sociais.
Postado há 22 de Julho de 2021 por Marcelo Miranda